Manoel Marcondes Machado Neto
Docente na Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro de 2009 a 2022. Líder de três Grupos de Pesquisa junto ao CNPq:
1) Governança e Comunicação: construção de um método para auditoria de reputação e imagem institucional + aferição de índice de transparência organizacional;
2) Gestão e Marketing na Cultura;
3) Empoderamento das marcas comerciais – um novo conceito: 'powerbranding', com vistas a uma metodologia universalmente aceita de avaliação de marcas e sua adequada contabilização.
Pós-doutor em Cultura e Territorialidades pelo Instituto de Arte e Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Especialista em Análise de Sistemas e Métodos pelo Saint Charles CPE (EUA). Graduado em Relações Públicas pelo Instituto de Psicologia e Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Autor dos livros ‘Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa’ (iVentura, 2022), ‘The business of transparency’ (Editor A, 2016), ‘4 Rs das Relações Públicas Plenas: proposta conceitual e prática para a transparência nos negócios’ (LCM, 2015), ‘A transparência é a alma do negócio’ (Conceito, 2012), ‘Relações Públicas e Marketing: convergências entre Comunicação e Administração’ (LCM, 2016), e ‘Marca: do marketing ao balanço financeiro’, com Mariza Freitas Rodrigo de Freitas (EdUERJ, 2015).
Cofundador do Observatório da Comunicação Institucional (2013). Edita os sites ‘marketing-e- cultura.com.br’ (desde 1999), ‘RRPP.com.br’ (desde 2012), ‘observatorio.com.pt’ (desde 2013) e ‘powerbranding.com.br’ (desde 2015).
E-mail: marcondesneto@yahoo.com